Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Mercado imobiliário: otimismo para 2017

Queda de juros e outros fatores demonstram que 2017 será um marco para retomar o crescimento no setor imobiliário.

Mercado imobilirio otimismo para 2017

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias conjuntamente com a Fundação Instituto de pesquisas Econômicas (ABRAINC FIPE) apontou que 2016 foi o pior ano para o setor imobiliário desde 2004.

Segundo Luís Fernando Moura, diretor da ABRAINC, o fator determinante para o pior indicador em doze anos é a atual situação econômica do país.

É indiscutível para o crescimento saudável de um país, a necessidade de estabelecer uma economia forte e consistente. Isso cria um sentimento de segurança econômica melhorando a confiança do consumidor gerando uma onda de benefícios ao mercado como a queda dos índices de inadimplência e o aumento do emprego.

Dito isto, o ano de 2017 criou expectativas positivas para retomar o crescimento do mercado imobiliário, sendo alguns fatores chaves.

E quais são?

Inflação

Para 2017, a meta a ser alcançada pelo Banco Central é reduzir o percentual de inflação para 4,5%, conforme informado no site.

Em 2015 a inflação chegava ao patamar 10,67, maior índice desde 2002, reduzidos no ano de 2016 a 6,29%. O objetivo anunciado pelo mercado financeiro é chegar em menos de cinco por cento até o final do ano.

Com a baixa na inflação, o poder de compra do brasileiro certamente será energizado havendo redução dos preços e naturalmente, influenciando no crescimento econômico.

Redução de juros

Os grandes bancos brasileiros anunciaram no início do primeiro trimestre a redução dos juros, motivo de grande alegria aos consumidores, pois quando mantida alta, onera o crédito e colabora para inibir o consumo bolso das famílias e das empresas impedindo a recuperação do país.

A meta para estabelecida pelo Banco Central era atingir o percentual anual de 11,25% de juros, votado e aprovado por unanimidade no dia 12 de Abril de 2017 pela Copom.

Produto interno bruto (PIB)

Outro fator que contribui para o crescimento do mercado imobiliário é o crescimento do PIB, que tem previsão de evolução de 1,3%, segundo divulgado pela a instituição.

Ademais, segundo o Banco central, alcançando estas previsões, outros indicadores retornaram ao crescimento gerando maior benefício para o cenário econômico.

Outros indicadores

Ainda esse ano, houve redução de um por cento no preço médio de venda do metro quadrado de imóveis residenciais no Brasil ante o mesmo período avaliado no ano passado, segundo o índice DMI-VivaReal.

A pesquisa demonstrou que a capital federal Brasília lidera o ranking das cidades com o metro quadrado residencial mais caros do país, seguidos de Rio de Janeiro e São Paulo.

E quais os benefícios para o setor imobiliário?

Com os percentuais mais baixos da inflação e dos juros, as famílias tendem a retomar o sonho da casa própria, movimentando as aquisições dos imóveis acumulados nos estoques das empresas.

Os imóveis já encontram-se com os preços mais baixos, tendendo a cair ainda mais até o final do ano, pois o Banco Central tem demostrado sua firmeza e autonomia estabelecendo e cumprindo suas metas, o que deixa o setor animado.

Para o consumidor, o baixo preço causado pela a demanda reprimida que conta com um estoque de mais de 117 mil imóveis a espera de compradores, com a queda dos juros e a baixa na inflação, aponta que a hora de comprar uma casa própria ou investir em alugar, é agora!

A expectativa do mercado é de retomar a produção e que as construtoras voltem a contratar, recuperando parte dos os inúmeros empregos extintos no ano passado.

Com este cenário favorável para a economia, já é possível visualizar que o ano de 2017 certamente será um marco para retomar o crescimento do setor imobiliário.

Fontes extraídas:

http://abrainc.org.br/noticias/listagem-podcasts/

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/preco-medio-de-imovel-residencial-no-brasil-cai-1-no-1o-tri/

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/home

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1849102-bancos-anunciam-juros-mais-baixos-apos-queda-da-selic.shtml

http://www.vivareal.com.br/dmi/

  • Sobre o autorFirma especialista em ASCENDER pequenos e médios negócios
  • Publicações9
  • Seguidores35
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações282
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mercado-imobiliario-otimismo-para-2017/449367968

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)